quinta-feira, 12 de abril de 2018

Seguindo os passos de Carmen Miranda em Marco de Canaveses

Finalmente, fui conhecer a terra de Carmen Miranda! Há tempos que planejava conhecer a Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, no concelho de Marco de Canaveses, onde ela nasceu. Viveu apenas 10 meses da sua intensa vida neste lugar, mas deixou sua marca para sempre. Isto é inegável! Foi um dia de muita emoção e quero compartilhar com todos os seus fãs.


Sai da cidade do Porto com destino a Marco de Canaveses. Após desembarcar na estação do comboio (trem), fui recepcionado pelo sr. Adriano da Junta da Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada. Não poderia ter anfitrião melhor!


O primeiro ponto visitado foi o Museu Municipal Carmen Miranda. Infelizmente, estava fechado pois era sábado. Tenho mais um motivo para voltar a Marco de Canaveses! 




Depois, seguimos para conhecer a estátua da Carmen Miranda que está localizada na praça do Tribunal Judicial. Este monumento foi inaugurado em 2017 nas comemorações dos 62 anos de sua morte.




Seguimos para a Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada para conhecer a Igreja de São Martinho, onde Carmen Miranda foi batizada. Coincidência ou não, a pessoa responsável pela igreja é a Sra. Gina, prima segunda da Carmen Miranda. Um privilégio ter contato com alguém da família!






O próximo ponto a ser visitado foi o Centro Cultural e Social Carmen Miranda. Era uma antiga escola primária que foi transformada em um espaço de convivência para a população e visitantes. Neste espaço existem alguma obras que foram criadas pelos próprios moradores. É de extrema importância a participação da comunidade em qualquer ação promovida!






Depois do Centro Cultural e Social, fomos visitar a casa onde Carmen Miranda nasceu. Esta casa era propriedade da família Assis, padrinhos de Carmen. Sua irmã mais velha, Olinda, também nasceu nesta casa.


 


Um fato que muitos desconhecem é que Olinda está enterrada em Marco de Canaveses. Ela morreu em 1931 da "doença romântica" - a tuberculose-, após uma desilusão amorosa. Fomos visitar o seu túmulo, mas não há nenhuma placa com o seu nome. Ela havia sido enterrada no cemitério que havia na Igreja de São Martinho e posteriormente foi transferida para este.



Outra grata surpresa do tour foi conhecer a Sra. Gracinha, prima legítima da Carmen Miranda. Uma senhora de 94 anos, super simpática e que contou muitas histórias interessantes da família. Ela é filha do Sr. Amaro, tio que colocou o apelido na sobrinha de Carmen. O seu nome verdadeiro é Maria do Carmo. Ele se inspirou na ópera Carmen pois ela era "morena como uma espanhola".  


Antes de concluir o tour, fui visitar a Junta da Freguesia da Várzea, Aliviada e Folhada para conhecer as Sras. Maria José e Dália. Juntamente com o Sr. Adriano, organizaram tudo para que eu pudesse ter essa linda experiência turístico-biográfica. Aproveito para agradecer, mais uma vez, por tudo!


Também não posso deixar de agradecer as Sras. Gorete Babo e Cristina Vieira da Câmara Municipal de Marco de Canaveses por terem me enviado as revistas "Jóias da Terra da Carmen Miranda" e "100 Anos de Carmen Miranda", além de um lindo souvenir. Belos materiais produzidos!




No caminho de volta para Marco de Canaveses, ainda fizemos uma parada no Mercado Municipal para apreciar um grande mural pintado em homenagem a Carmen Miranda.


Assim, concluí o tour pela biografia desta grande personalidade mundial! Espero que curtam e quem sabe um dia também possam ir a Marco de Canaveses e a Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada para ter esta experiência turístico-biográfica!  


Um comentário:

  1. Gostei muito! Principalmente das curiosidades com parentes e fotos colhidas no local. Pretendo ir visitar.

    ResponderExcluir