sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Turismo Biográfico na Terra Natal de Carmen Miranda - Portugal

Há 109 anos, no dia 09/02/1909, nascia Maria do Carmo Miranda da Cunha - a Pequena Notável! Ela nasceu na freguesia de Várzea da Ovelha e Aliviada (atual Várzea, Aliviada e Folhada), concelho Marco de Canaveses. Não é à toa que também ficou conhecida como a Embaixatriz do Samba, visto que nasceu em pleno mês de carnaval!


Caetano Veloso e David Byrne lançaram uma música tributo à Carmen Miranda que faz referência a sua terra natal. Confira o vídeo da música "Dreamworld - Marco de Canaveses":



Era a segunda filha do casal José Maria Pinto da Cunha e Maria Emília Miranda. Até os 10 meses de idade viveu em uma casa localizada na rua que hoje leva o seu nome. Homenagem super justa!


Antes de mudar para o Brasil, foi batizada na Igreja de São Martinho da Aliviada. Na imagem abaixo é possível ver imagens de Carmen Miranda projetadas na igreja durante algum evento comemorativo.


O museu municipal da cidade foi nomeado em homenagem à "Pequena Notável". O Museu Municipal Carmen Miranda apresenta exposições temporárias e permanentes. Além do mais, promove concursos culturais para estimular a preservação da memória da artista.



  
Em 2016, o concelho de Marco de Canaveses lançou a revista "Jóias da Terra de Carmen Miranda" para divulgar a região que é marcada por esta incrível história de vida.

No próximo dia 22/04, acontecerá o 4° BTT Trilhos Carmen Miranda. Este é um evento turístico-cultural que tem como pano de fundo a ilustre cidadã de Marco de Canaveses. O Turismo Biográfico irá prestigiar este evento! Estão todos convidados!


Até a próxima viagem biográfica! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário